SERVIÇOS DE ANÁLISES LABORATORIAIS, CONSULTORIAS TÉCNICAS E VENDA DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA A INDÚSTRIA.

Os serviços e matérias-primas são resultado do conhecimento e da experiência da T-cota sobre minerais industriais não metálicos, suas características e aplicações.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

GEOLOGIA E MINERAÇÃO
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS CUSTOMIZADAS - GEOLOGIA E MINERAÇÃO

O conhecimento sobre materiais e produtos não metálicos e processos industriais da T-cota vem sendo aplicado com sucesso na indústria brasileira ao longo de mais de uma década. A razão maior da eficácia dos serviços de análise e consultoria técnica que prestamos encontra-se na expertise em identificação de minerais não metálicos e sua aplicabilidade na indústria que adquirimos em laboratório e na própria indústria.

Relacionando características físicas e químicas intrínsecas do mineral com a função da matéria-prima no produto e processo, a T-cota tem auxiliado geólogos e mineradores à caracterizar, controlar e identificar aplicações de ocorrências minerais. Especificamente para esses profissionais, a T-cota presta serviços de análise, caracterização e estudo de aplicação de amostras, controle de qualidade de lotes de matérias-primas e desenvolvimento de produtos.

Os serviços são customizados de acordo com a necessidade do cliente. As análises são indicadas quando se necessita conhecer uma determinada propriedade do mineral como, por exemplo, a sua composição química, cor, resíduo ou teor de matéria orgânica. Quando não se conhece nem as características do mineral nem onde ele poderia ser usado, como é o caso do requerimento de área junto ao DNPM, o serviço de caracterização mostra ao cliente se o conjunto de características tecnológicas do mineral tem potencial de aplicação industrial. Se ele tem potencial, então, o estudo de aplicações identifica onde ele pode ser usado e, conseqüentemente, seu valor econômico. Para que se tenha segurança sobre a qualidade da matéria-prima fornecida, o serviço de controle de qualidade controla as propriedades do mineral especificadas pela indústria por meio de laudos específicos. Entre os serviços de análise prestados pela T-cota, destaca-se a caracterização que serve de suporte para relatórios de pesquisa requeridos pelo DNPM.

Nos casos em que os resultados das análises mostram que o mineral poderia ser usado pela indústria, desde que as variações que ele apresenta na mina pudessem ser compensadas por uma equilibrada mistura de frentes de lavra ou ainda que beneficiá-lo poderia abrir seu campo de aplicações ou agregar-lhe valor, a T-cota presta consultorias técnicas de desenvolvimento de matéria-prima.

SERVIÇOS MAIS INDICADOS PARA GEOLOGIA E MINERAÇÃO

Análises

As Análises são serviços indicados para atendimento das necessidades de conhecimento de uma ou mais propriedades químicas e físicas de matérias-primas e produtos. O resultado desta análise ajuda o profissional da indústria e da mineração a compreender o comportamento tecnológico de matérias-primas e controlá-las e a encontrar aplicações para elas. A T- cota é especialistas em feldspatos, caulins, areia, argilas, filitos, calcários, talcos, argilitos, bentonitas, etc.

Análises químicas

A T-cota emprega um conjunto de técnicas associadas para determinar Composição Química dos materiais; Usamos Espectrometria de Fluorescência de Raio X para quantificar os óxidos. Juntamente com técnicas específicas analisamos Teor de Carbonato, Teor de Carbono, Ph e capacidade de troca catiônica.

Análises Físicas

As análises físicas determinam propriedades tecnológicas de matérias-primas, são realizadas análises, tais como: Determinação de resíduo, Distribuição Granulométrica, Densidade Aparente, Resistência Mecânica, Absorção de água, Retração Linear, Colorimetria, Alvura, Curva de Defloculação, Plasticidade, entre outras.

Caracterização Tecnológica

Composto por um conjunto de análise técnicas fundamentadas no conhecimento tecnológico e na experiência industrial da T-cota. O serviço de caracterização tecnológica é para avaliar a adequação das matérias-primas as especificações de produtos e processos industriais.

Controle de Qualidade

Serviços de Controle de qualidade são formados por um conjunto de análises técnicas, cujo objetivo é garantir a qualidade da matéria-prima. Modalidade bastante utilizada por mineradores e empresas que buscam a garantia da qualidade de seus materiais.

Estudo de Aplicação

Serviço prestado para saber se ocorrências minerais, minerais industriais e resíduos podem ser empregados em massas de revestimentos cerâmicos, louças sanitárias, cerâmicas estruturais, refratários, isoladores elétricos, porcelanas e - sob determinada condição – produtos constituídos, total ou parcialmente por minerais não metálicos.

Pesquisa de Área

Serviço de laboratório para mineradoras, geólogos ou engenheiros, que estão realizando pesquisa de novas áreas em ocorrências minerais para processos junto ao DNPM. São realizados todos os tipos de ensaios para conhecimento, recomendações e aplicações do mineral em potenciais segmentos industriais.

Consultoria Tecnológicas

As consultorias de desenvolvimento de matéria-prima são aplicáveis ao desenvolvimento de argilas, caulins, feldspatos, (areias de) quartzo, calcários, filitos e, de forma geral, em uma variedade de minerais não metálicos. Nesta modalidade de serviço a T-cota aplica o conhecimento de Engenharia especializado, adquirido em mais de uma década, para buscar aplicação industrial para determinado mineral, acompanhando desde sua pesquisa até sua performance na empresa que o consome.

 

 

                                   

T-cota - Rua Biguá nº 178 - Centro - Tijucas - SC - 88200-000 - Brasil - Fone/Fax +55 (48) 3263 6743 E-mail: t-cota@t-cota.com.br
© Todos os direitos reservados 2013 - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia