SERVIÇOS DE ANÁLISES LABORATORIAIS, CONSULTORIAS TÉCNICAS E VENDA DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA A INDÚSTRIA.

Os serviços e matérias-primas são resultado do conhecimento e da experiência da T-cota sobre minerais industriais não metálicos, suas características e aplicações.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

CERÂMICA ESTRUTURAL

Para o atendimento da indústria de Cerâmica Estrutural, a T-cota presta serviços de Análises, Caracterização Tecnológica, Estudo de Aplicação e Controle de Qualidade de argilas e massas para, a partir dos seus resultados, indicar ao cliente as ações técnicas que ele deverá tomar para atingir as melhorias de produto e de produtividade que deseja. A T-cota ainda presta serviços de Consultoria Técnica em Desenvolvimento de matérias-primas, massa e processo.

Os serviços são customizados de acordo com a necessidade do cliente. As Análises são indicadas quando se necessita conhecer uma determinada propriedade da matéria-prima ou massa como, por exemplo, a composição química ou a resistência mecânica. No caso do serviço de Caracterização Tecnológica, é aplicado um conjunto de análises capaz de identificar se o material poderá ou não ser utilizado pela fábrica. Ocorrem ainda situações em que o cliente não conhece nem as características do seu material nem onde ele poderia ser usado. Aqui, o Estudo de Aplicação mostra para ele o conjunto de aplicações ou de produtos para as quais o material serviria. O serviço de Controle de Qualidade controla a qualidade dos lotes de matéria-prima que abastecem a produção.

As Consultorias Técnicas são aplicáveis nas situações em que a fábrica queira substituir uma matéria-prima, resolver um grave problema de produção, melhorar a produtividade ou desenvolver um novo produto.

SERVIÇOS MAIS INDICADOS PARA CERÂMICA ESTRUTURAL

Análises Químicas

Análise Química por Espectrometria de Fluorescência de Raios X é indicada para a determinação da composição química de matérias-primas e massas. As análises de Ph, do teor de carbonatos e de matéria orgânica, esta última especialmente desenvolvida para argilas, complementam os serviços de análise química para Cerâmica Estrutural.

Análises Físicas

As análises físicas determinam propriedades tecnológicas de argilas e massas tais como: Resíduo, Densidade Aparente, Resistência Mecânica, Absorção de água, Retração Linear, Teor de Matéria Orgânica, Taxa de secagem, Higroscopicidade, Permeabilidade, dentre outros.

Análises Dilatométricas

Executados em dilatômetro diferencial de alta precisão, os serviços de análise dilatométrica foram especialmente desenhados para materiais cerâmicos. A quantificação do teor de quartzo em argilas e massas ajuda o ceramista a identificar causas potenciais para quebras que ocorrem durante o resfriamento do produto no forno. Em produtos esmaltados, o acoplamento dilatométrico entre massa e esmaltes indica o estado de tensões da peça queimada e também ajuda o ceramista a identificar causas potenciais para defeitos que aparecem na superfície esmaltada.

Caracterização Tecnológica

A T-cota emprega um conjunto de análises para caracterizar matérias-primas e massas de Cerâmica Estrutural. O relatório de caracterização tecnológica apresenta seus resultados comparativamente aos de um material similar padrão de mercado, concluindo sobre seu potencial de uso na indústria.

Estudo de Aplicação

Formado por conjunto de análises fundamentadas no conhecimento tecnológico e na experiência industrial da T-cota, este serviço é indicado para quem busca saber se matérias-primas e resíduos industriais podem ser empregados em produtos de Cerâmica Estrutural.

Controle de Qualidade 

Serviços indicado para controlar os lotes de matérias-primas consumidos pela fábrica. Assim como o serviço de caracterização tecnológica, o serviço de controle é formado por um conjunto de análises. Nesse caso, porém, o objetivo é controlar a qualidade dos lotes de matérias-primas e massa que a fábrica consome.

Consultorias Técnicas 

O serviço de desenvolvimento de produtos é aplicável em projetos de melhoria da produtividade, na investigação da causa de problemas de qualidade e na aplicação de ações corretivas contra eles, em estudos de substituição de matérias-primas em fórmulas de massa e no desenvolvimento de novos produtos. Técnicas avançadas de desenvolvimento de massa, laboratório de processos e análises que representa fielmente a realidade industrial, profissionais qualificados e reconhecida expertise em tecnologia cerâmica compõem o conjunto de ferramentas que a T-cota utiliza no desenvolvimento de matérias-primas e produtos de Cerâmica Estrutural.

 

 

                                   

T-cota - Rua Biguá nº 178 - Centro - Tijucas - SC - 88200-000 - Brasil - Fone/Fax +55 (48) 3263 6743 E-mail: t-cota@t-cota.com.br
© Todos os direitos reservados 2013 - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia