SERVIÇOS DE ANÁLISES LABORATORIAIS, CONSULTORIAS TÉCNICAS E VENDA DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA A INDÚSTRIA.

Os serviços e matérias-primas são resultado do conhecimento e da experiência da T-cota sobre minerais industriais não metálicos, suas características e aplicações.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

COLORÍFICOS

O conhecimento sobre materiais cerâmicos, matérias-primas e processos de transformação compõe a grande expertise da T-cota, que tem sido aplicada ao longo de mais de uma década na indústria de revestimentos cerâmicos brasileira e latino americana através de serviços técnicos eficazes e projetos inovadores. Para fabricantes de esmaltes cerâmicos, a T-cota presta serviços de laboratório e consultorias especializadas, dentre eles destacam-se análises químicas e físicas; caracterização tecnológica; estudo de aplicação; controle da qualidade de fritas e matérias-primas e de desenvolvimento de produtos.

Os serviços são customizados de acordo com a necessidade do cliente. As análises são indicadas quando se deseja conhecer uma determinada propriedade de uma frita ou matéria-prima como, por exemplo, a composição química ou o coeficiente de dilatação. No serviço de caracterização é aplicado um conjunto de análises capaz de relacionar as propriedades de um material em relação a uma referência e indicar um potencial de uso. Caso se queira identificar se um esmalte (ou frita) poderá ser utilizado em uma determinada aplicação ou se matérias-primas atendem as especificações de fritas, esmaltes e corantes, a T-cota presta o serviço de estudo de aplicação. O serviço de controle controla a qualidade das matérias-primas que abastecem o colorifício e os produtos (fritas e esmaltes) que ele, colorificio, produz para a indústria cerâmica.

Na área de consultorias técnicas, a T-cota presta serviços de desenvolvimento de massa e processo aos esmaltes e produtos do colorifício. Este serviço é particularmente indicado para situações nas quais a fábrica tem dificuldade de acertar a massa e o processo industrial para um novo esmalte ou produto como, por exemplo, no caso em que ela produza pavimento esmaltado e queira produzir porcelanato.

SERVIÇOS MAIS INDICADOS PARA COLORIFÍCIOS

individualmente ou combinados, todos os serviços que a T-cota desenvolveu ou customizou para colorificios buscam atingir duas finalidades: garantir a regularidade dimensional e a qualidade da superfície esmaltada do revestimento cerâmico.

Análises Químicas

A Análise Química por Espectrometria de Fluorescência de Raios X é indicada para a determinação da composição química de matérias-primas de esmaltes. As análises do teor de carbonatos e de matéria orgânica, esta última especialmente desenvolvida para argilas, complementam os serviços de análise química para Colorifícios.

Análises Dilatométricas

Executados em dilatômetro diferencial de alta precisão, os serviços de análise dilatométrica foram especialmente desenhados para materiais cerâmicos. O acoplamento dilatométrico entre massa e esmaltes indica a curvatura do produto. Somados ao acoplamento, o coeficiente de dilatação e o teor de quartzo dão ainda mais informações sobre a regularidade da curvatura da placa cerâmica. O ponto de amolecimento de fritas fornece indicações importantes sobre a ocorrência de defeitos no esmalte tais como ‘furos’, ‘rugosidade’, depressões’ ao determinar a temperatura em que o esmalte deixa de ser permeável à passagem de gases.

Análises Físicas

A T-cota presta serviços de análises físicas de interesse dos Colorifícios tais como: densidade aparente, resistência mecânica a flexão, expansão por umidade, porosidade (absorção de água), higroscopicidade, permeabilidade, curva de defloculação, dentre muitas outras. As análises físicas são aplicáveis tanto sobre os produtos do colorificio quanto sobre os de seus clientes.

Caracterização tecnológica

A T-cota emprega um conjunto de análises para caracterizar esmaltes, fritas e matérias-primas de colorifícios e massas e matérias-primas dos seus clientes. O relatório de caracterização tecnológica apresenta o resultado do material do colorifício ou da fábrica comparativamente ao resultado de um produto similar padrão de mercado.

Controle de Qualidade

Assim como o serviço de caracterização tecnológica, o serviço de controle é formado por um conjunto de análises. Nesse caso, porém, o objetivo é garantir a qualidade da frita ou esmalte que o colorifício vende à indústria ou da matéria-prima que ele compra para produzir os seus produtos.

Microscopia

Por meio de Microscópio Estereoscópio de alta definição, que aumenta o tamanho da imagem até 240X, a T-cota analisa a superfície e a seção transversal de placas cerâmicas com a finalidade de caracterizar e identificar a origem de defeitos no esmalte tais como: furos, pintas, manchas e incrustações.

Consultorias Técnicas

As consultorias técnicas são direcionadas ao revestimento cerâmico, produzido pelo cliente do colorifício; elas atuam indiretamente sobre o desenvolvimento da frita ou do esmalte propriamente ditos. Assim, a T-cota desenvolve a massa e ajusta o processo da fábrica para as características dos esmaltes. Caso os esmaltes não atendam às especificações de massa e processo do fabricante de cerâmica, a T-cota indica ao colorifício as medidas que ele deve tomar para corrigí-los.

 

 

                                   

T-cota - Rua Coronel Izidoro, 1022 Bairro Universitário - 88200-000 - Tijucas - SC - Brasil - Fone/Fax +55 (48) 3263 6743 E-mail: t-cota@t-cota.com.br
© Todos os direitos reservados 2013 - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia