Serviços

Os serviços e matérias-primas são resultado do conhecimento e da experiência da T-cota sobre minerais industriais não metálicos, suas características e aplicações.

Matérias-primas para Indústria

 

A T-cota oferece à indústria, matérias-primas desenvolvidas e controladas para atender às mais exigentes especificações técnicas. Em parceria com mineradores de várias regiões do Brasil, pesquisamos, controlamos, desenvolvemos e vendemos argilas, bentonitas, caulins, calcários, feldspatos e filitos para as indústrias cujos produtos são constituídos parcial ou totalmente por esses minerais.

A T-cota garante a qualidade da matéria-prima através do controle integrado das etapas da sua produção: da definição das frentes de lavra e formulação da mistura até o controle do lote de produto. Garante também o abastecimento aos seus clientes porque forma grandes lotes de matérias-primas controladas.

Em nosso catálogo de produtos, encontram-se, classificados por tipo e aplicação, os minerais industriais que produzimos habitualmente. Fatores regionais, de processo, produto e de preço determinam necessidades específicas para muitas empresas. Por essa razão, mesmo que não tenhamos a matéria-prima que você procura, talvez possamos desenvolvê-la para você.

 

ARGILAS

A T-cota desenvolve, controla e comercializa argilas para uso industrial. As argilas do catálogo T-cota são formuladas a partir de argilominerais e de outros minerais, marcados pelo ambiente onde ocorrem e pelas suas características tecnológicas, para conferir aos produtos da indústria propriedades de plasticidade, resistência mecânica, regularidade geométrica, suspensão de sólidos em meio líquido, etc. In natura ou beneficiadas, elas são armazenadas em lotes controlados nas próprias minas. A partir das argilas e de outras matérias-primas do nosso catálogo, formulamos produtos customizados em atendimento à especificações particulares.

 

BENTONITAS

Mesmo sendo um tipo de argila, a bentonita constitui um grupo a parte delas. São tantas e tão excepcionais as propriedades tecnológicas que possui: plasticidade, adsorção, capacidade de troca catiônica, higroscopicidade, tixotropia, caráter fundente, dentre outras, que é mais adequado classificá-la a partir de critérios de uso do que de sua origem mineral. Assim, as bentonitas do catálogo T-cota, são controladas de acordo com a aplicação, sendo disponibilizadas para todo o Brasil também com significativa vantagem logística. As Bentonitas superplásticas, mesmo usadas em pequena quantidade, são indicadas para aumentar a resistência mecânica verde de qualquer produto industrial. Para produtos que sofrem repetidas solicitações térmicas, as Bentonitas superplásticas termorresistentes garantem, além da resistência mecânica, a resistência à temperatura. Também pela elevada capacidade de adsorção, as Bentonitas do catálogo da T-cota são aplicadas em produtos onde se requer sequestrar contaminantes de variadas naturezas.

 

CALCITAS E DOLOMITAS

Os calcários comercializados pela T-cota são formulados a partir de dois tipos de rochas carbonáticas: dolomitas e calcitas, marcadas pela sua composição química e origem. A partir das duas formulamos os mais diversos produtos para a indústria. Produzidos em diversas granulometrias e teores de CaO e MgO, nossos calcários são formulados para atender necessidades de processo e produto específicas e rígidos critérios de qualidade. As calcitas e dolomitas do catálogo T-cota encontram aplicação em indústrias que consomem calcários de composição química e granulometria controlada, isentos de contaminantes.

 

CAULINS

Os caulins comercializados pela T-cota destacam-se pela sua alvura, estabilidade de teores de caulinita e quartzo, ausência de contaminantes e granulometria controlada. Eles são produzidos e beneficiados para dar origem a três principais produtos: caulim bruto, caulim #200 e caulim #325. Os caulins são controlados a partir de suas frentes de lavra, passando pela blendagem e beneficiamento e finalizando com o controle do lote de produto. O controle das 3 etapas de processo executado pelo laboratório T-cota garante a qualidade do caulim.

 

FILITOS

Encontrado apenas no Brasil, o filito é uma rocha metassedimentar muito fina, constituída basicamente de sericita, caulinita e quartzo que se apresenta na natureza em diversos estados de alteração, texturas e cores (vermelha, cinza, branca, rósea). Nos últimos 10 anos, a partir de ocorrências do mineral existentes nos estados do PR e SP, a T-cota vem desenvolvendo uma série de fundentes para aplicação em revestimentos cerâmicos e louça sanitária. Hoje, pode-se afirmar que o filito é o principal fundente utilizado pela indústria de revestimentos cerâmicos brasileiros de massa branca, superando os feldspatos. A razão do enorme sucesso do filito em cerâmica é devido à estabilidade e melhoria de propriedades dimensionais, físicas e químicas que ele aporta às massas desses produtos, além do seu preço, bastante mais baixo que o de outras fontes de fundentes, como, p.ex., os feldspatos. Além da cerâmica, a sua finura, cores, textura e granulometria encontram aplicação no setor de cargas minerais como é o caso da produção de argamassas para a construção civil. Também é crescente, e destacado, seu uso como carga mineral. Para esta aplicação, em adubos, fertilizantes, borrachas, impermeabilizantes e produtos para nutrição animal, a T-cota produz filitos secos e moídos.

 

GRANITOS

O Granito  é um tipo comum de rocha ígnea ou rocha magmática, intrusiva ou plutónica de grão fino não metamórfico, médio ou grosseiro, composta essencialmente pelos minerais: quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (normalmente presente), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre. Ele é um fundente enérgico indicado para uso em massas de porcelanato esmaltado. A combinação sinérgica entre os óxidos alcalinos, sódio (Na) e potássio (K) presentes na matéria-prima conferem a massa e ao produto acabado velocidade de queima à baixas temperaturas, excelentes propriedades mecânicas e regularidade dimensional, respectivamente.

 

 

Esta empresa
tem o apoio da

Top